Sobre - Como Pesquisar

COMO PESQUISAR?
Recursos de pesquisa

1 - Use a caixa de pesquisa para encontrar descrições arquivísticas que contêm texto correspondente. A caixa de pesquisa está disponível em todas as páginas.
2 - Digite um termo na caixa de pesquisa. Use uma única palavra-chave ou mais termos, e símbolos na pesquisa avançada (ver Pesquisa avançada)
3 - Clique no ícone luneta à direita da caixa ou pressione <B>Enter</B> em seu teclado.
4 - O sistema busca em todos os campos de todas as descrições arquivísticas e exibe os resultados na página de resultados de pesquisa.
5 - A página de resultados mostra o termo pesquisado e o número total de resultados. Por padrão, o sistema exibe dez resultados de cada vez A paginação está localizada na parte inferior da tela e permite que o usuário navegue por longas listas de resultados.
6 - Clique no título para ver a descrição completa. Você será encaminhado para a página de visualização da descrição arquivística.

OUTRAS FORMAS DE PESQUISAR
Navegação

Use o menu na parte superior da página. Você pode navegar pelos seguintes conteúdos:

Descrição arquivística: descrição de fundos e coleções
Registro de autoridade: pessoas e instituições produtoras do acervo e pessoas ou entidades que têm algum outro tipo de participação na produção de um documento (exemplos: autor, assunto, desenhista etc.)
Os registros de autoridade podem ser pesquisados usando-se a caixa de pesquisa localizada acima da lista de nomes. A cada nome corresponde um registro de autoridade que pode conter informações sobre a entidade (biografia, história administrativa, datas relevantes etc.)
Assuntos: termos usados na indexação das descrições. Cada assunto está associado a uma lista de descrições que podem ser visualizadas clicando-se sobre o termo.
Lugares: nomes de locais usados na indexação das descrições. Cada lugar está associado a uma lista de descrições que podem ser visualizadas clicando-se sobre o termo.
Objetos digitais: miniaturas das imagens registradas na base. Cada miniatura está associada a uma descrição arquivística que pode ser visualizada clicando-se sobre a imagem.
Recomendamos que você navegue abrindo novas janelas no seu navegador. Isso facilita o retorno à página de resultados.

Pesquisa avançada

Existe uma interface de pesquisa avançada disponível para o usuário. Se você clicar no link abaixo da caixa de busca, aparecerá uma nova tela. Use a pesquisa avançada para fazer uma busca mais detalhada ou filtrar sua pesquisa.

Use o botão Buscar, não use a tecla Enter na pesquisa avançada.

Selecione o operador no menu:
"e": se você quer resultados com todos os termos de busca
"ou": se você quer resultados com algum dos termos de busca
"não": se você quer resultados que não contenham um termo de busca específico
Adicione os termos desejados na caixa de busca
Selecione o campo específico onde você deseja que a busca seja realizada
Selecione Termo ou Frase.
Clique em Adicionar novo para incluir novas instruções para a busca

Você pode filtrar os resultados da busca clicando em Filtrar/Limitar e selecionando critérios em cada menu.

Gênero: a busca retornará apenas as descrições que contenham um determinado gênero de documentos.
Documentos iconográficos e cartográficos: estão no menu as espécies de documentos mais procurados.
Se documentos digitalizados estão disponíveis, escolha sim ou não
Por nível de descrição (Fundo, Coleção, Grupo, Subgrupo, Seção, Subseção, Série, Subsérie, Dossiê, Item. Para mais informações sobre os níveis de descrição, consulte a NOBRADE

Após selecionar os critérios da busca clique no botão Buscar