Subserie 282.3 - 282.3 - Abandono de posto e de outros crimes em serviço

Área de identidad

Código de referencia

BR DF TJDFT TJDFT.1ª.CIRCBSB.280.282.3

Título

282.3 - Abandono de posto e de outros crimes em serviço

Fecha(s)

  • 1960 (Creación)

Nivel de descripción

Subserie

Volumen y soporte

22 cm X 33 cm; 65 folhas;
papel
Micrográfico
Digital

Área de contexto

Historia archivística

Esta subsérie constitui-se de processos judiciais comprobatórios das atividades referentes aos crimes militares, da Circunscrição Judiciária de Brasília. Esses documentos são preservados por serem probatórios ou de valor histórico.

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Conjunto de processos judiciais referentes a abandono de posto e a outros crimes em serviço: abandono de posto, descumprimento de missão, retenção indevida, omissão de eficiência de força, omissão de providências para evitar danos, omissão de providências para salvar comandados, omissão de socorro, embriaguez em serviço e dormir em serviço, artigos 195 a 203 do Código Penal Militar.

Valorización, destrucción y programación

Os autos dos processos judiciais distribuídos em data anterior a 01 de janeiro de 1970, são considerados de valor histórico e terão como destinação final a guarda permanente. Resolução n. 16, de 25 de agosto de 2016, Art. 5º, § 4º

Acumulaciones

Esta subsérie é aberta. Sendo assim, novos documentos podem ser acrescentados após a aplicação dos instrumentos de classificação e a avaliação.

Sistema de arreglo

O Sistema de Arranjo adotado para área-fim é o funcional-estrutural. Sendo assim, os documentos estão classificados por Território e, dentro desta, por assunto e unidade produtora.
Os processos estão arranjados de acordo com o Código de Classificação de Documentos Área Judicial do TJDFT, na ordem:
200 Criminal
280 Crimes Militares
282 Crimes contra o Serviço e o Dever Militar
282.3 Abandono de posto e de outros crimes em serviço

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Documentação pública, sem restrição de acesso (salvo autos em segredo de justiça).

Condiciones

Os documentos podem ser reproduzidos por via eletrostática, fotográfica ou digital.

Idioma del material

  • portugués de Brasil

Escritura del material

    Notas sobre las lenguas y escrituras

    Características físicas y requisitos técnicos

    Bom estado de conservação

    Instrumentos de descripción

    O ATOM é utilizado para descrição do acervo histórico do Fundo TJDFT.

    Área de materiales relacionados

    Existencia y localización de originales

    Os originais dos documentos físicos estão disponíveis para consulta, exceto quando as condições de preservação não permitirem o manuseio.
    Os digitais também podem ser consultados. Entretanto, alguns sistemas exigem permissão específica para acesso.

    Existencia y localización de copias

    Esta documentação está microfilmada e digitalizada.

    Unidades de descripción relacionadas

    Fundo TDFT
    Circunscrição Judiciária Brasília
    Área-Judicial 1ª instância
    Série Criminal

    Descripciones relacionadas

    Área de notas

    Identificador/es alternativo(os)

    Puntos de acceso

    Puntos de acceso por autoridad

    Tipo de puntos de acceso

    Área de control de la descripción

    Identificador de la descripción

    Identificador de la institución

    Reglas y/o convenciones usadas

    CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística: 2. ed., Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2000..
    CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS. ISAAR (CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias. Tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. 2. ed., Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004..
    CONSELHO NACIONAL DE ARQUIVOS. NOBRADE: Norma Brasileira de Descrição Arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2006.

    Idioma(s)

    • portugués de Brasil

    Escritura(s)

      Fuentes

      Lei de Organização Judiciária do Distrito Federal e dos Territórios;
      Regimento Interno do TJDFT;
      Plano de Classificação área-judicial

      Área de Ingreso