Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1980 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
22 cm X 33 cm; 42 folhas; papel
Área de contextualização
Nome do produtor
Entidade custodiadora
História do arquivo
Em 19 de novembro de 1980, o então presidente da Fundação Nacional do Índio – FUNAI João Carlos Nobre da Veiga apresentou queixa-crime contra o antropólogo e professor Darcy Ribeiro, imputando-lhe os crimes de imprensa.
O processo tramitou na 1ª e na 2ª vara criminal de Brasília e atuaram no caso os juízes Romeu Barbosa Jobim, Carlos Augusto Machado Faria, Eduardo Alberto de Morais Oliveira.
Em 10 de setembro de 1980 foi emitida a notificação judicial de Darcy Ribeiro, que à época residia na cidade do Rio de Janeiro. Foram anexadas cópias das declarações de Darcy Ribeiro publicadas no Jornal de Brasília, em 06 de setembro de 1980 e emitida carta precatória notificatória, tendo como deprecado o juízo de direito da 17ª vara criminal da cidade do Rio de Janeiro.
Por fim, o requerido, Darcy Ribeiro, não chegou a ser citado e nem ouvido. O requerente manifestou seu desinteresse no prosseguimento da ação e os autos foram arquivados.
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Partes: João Carlos Nobre da Veiga e Darcy Ribeiro
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Trata-se de Queixa Crime, oferecida por João Carlos Nobre de Veiga, na qualidade de Presidente da FUNAI, contra Darcy Ribeiro, imputando-lhe os crimes de imprensa tipificados nos arts. 21 e 22 da Lei 5.250/67. Narra que o réu fez declarações ofensivas à honra do querelante através da imprensa falada e escrita. Cita matéria publicada no Jornal de Brasília, em 08/09/1980, em que o querelado declarou que a FUNAI está completamente deteriorada e é dirigida por coronéis tão pouco eficientes que estão até aposentados, além de acusar o Governo de ter colocado corruptos no órgão. O autor notificou judicialmente o réu para explicar em 48h (quarenta e oito horas) as ofensas, mas não houve resposta. Requer a condenação. O Ministério Público manifestou-se pela rejeição da queixa, por não descrever ato criminoso. O autor peticionou para informar que não tem interesse na continuação do processo e requereu o arquivamento. Por meio de ofício, a FUNAI declarou não ter nenhum interesse no prosseguimento da ação. O MM. Juiz Romeu Barbosa Jobim arquivou os autos.
Avaliação, seleção e eliminação
Os autos dos processos judiciais distribuídos em data anterior a 01 de janeiro de 1970, são considerados de valor histórico e terão como destinação final a guarda permanente. Resolução n. 16, de 25 de agosto de 2016, Art. 5º, § 4º
Incorporações
Sistema de arranjo
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Processo Público.
Condiçoes de reprodução
A reprodução é autorizada com compromisso de crédito.
Idioma do material
- português do Brasil
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
O ATOM é utilizado para descrição do acervo histórico do Fundo TJDFT.
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Estão disponíveis para visualização no ATOM apenas partes do processo (capa, inicial e sentença)
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
- 1ª Vara Criminal de Brasília (Assunto)
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
Idioma(s)
- português do Brasil